sábado, 20 de junho de 2009

Do Frio Para o Gelo

Ler um dos livros mais importantes da história do romance policial é uma tarefa que acarreta alguns condicionalismos.

Apesar de conhecer a obra de John Le Carré nunca tinha lido nenhum dos seus livros. Como amante confesso do género policial, decidi que O Espião que Saiu do Frio seria uma boa aposta.

Vencedor do Dagger of Daggers, da Crime Writers Association, para o melhor romance policial dos últimos cinquenta anos, este livro é absolutamente assombroso e a história ambígua do agente britânico Alec Leamas é de uma intensidade tal que nos é impossível não devorar as páginas deste livro.

Tido como mestre do policial, Le Carré mudou as regras do jogo ao escrever esta estória de espiões, contra-espionagem, agentes duplos, dogmas, interesses e muito, muito frio.

Alec Leamas, envolve-se numa trama internaional que tem por objectivo anular interesses contraditórios onde os escrúpulos são esquecidos. Na esperança de ser a sua última missão, Leamas ensaia a sua queda, abraça o descrédito e enfrenta o mundo. O objectivo é sair do frio. Mas será que existe alguma coisa para lá disso?

Este livro foi adaptado ao cinema, em 1965, num filme muito premiado de Martin Ritt, com Richard Burton e Claire Bloom nos principais papéis e vai ser esse o meu próximo passo no planeta Le Carré, ver as palavras transformadas em imagem.

E façam o favor de ler este livro. Uma obra-prima!

Sem comentários:

Enviar um comentário