quarta-feira, 24 de junho de 2009

A "Shoah" existiu!

A negação do holocausto e de alguns crimes contra a humanidade não podem ser encarados de animo leve.

A intenção de extermínio judeu por parte da máquina Nazi, durante a IIGrande Guerra, levada a cabo em alguns campos de concentração, enquadrada na chamada "Solução Final", é um dos episódios mais negros da história. Não são muitos os relatos dos sobreviventes ao Holocausto Nazi.

Sholmo Venezia, oriundo da comunidade judaica italiana de Salonica, Grécia, faz em "Sonderkommando" um relato único de um judeu que foi forçado a trabalhar nas câmaras de gás, onde o extermínio de judeus era uma terrível realidade.

Os "Sonderkommandos", ou "tropas especiais", encarregados pelas SS, tinham a responsabilidade de efectuar o trabalho sujo depois do gaseamento em massa de prisioneiros judeus deportados, retirando os corpos das câmaras e cremando-os de seguida.

Esquecer é impossível e Venezia teve a coragem de contar um pouco de seu Inferno, sem aspas, que faz um apelo à reflexão a que o leitor não fica indiferente. A coragem e a dor de Sholmo Venezia sentem-se a cada letra, palavra, linha, parágrafo. A vida prossegue mas o pesadelo fica para sempre, tatuado na mente... e no antebraço esquerdo.

Sem comentários:

Enviar um comentário